Não Queime a vida

Não Queime a vida

"Hacker" o Bem ou o Mal?

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Fazer distinção clara entre hacker e cracker é fundamental para darmos o nosso primeiro passo em busca de segurança virtual. Com certeza, não há como lutar contra um inimigo desconhecido. Por isso pesquisei um pouco sobre este assunto e em algumas matérias gostaria de levar até vocês algo mais sobre o fascinante mundo do:

Hacker

O que significa literalmente Hacker?

O termo significa literalmente “machado de abrir brecha nas árvores, para extrair seiva”. Mas a disseminação do uso do termo hacker deve-se a programadores aficionados do Mit (Massachusetts Institute of Technology), que nos Anos 60, se autodenominaram Hackers.

Origem da compreensão e utilização pejorativa da palavra HACKER

Em 1988, o hoje famoso e polêmico âncora Dan Rather, da TV CBS nos Estados Unidos, chamou hackers de terroristas que pretendiam dominar todos os computadores da terra, ao relatar sobre uma conferência de aficionados por computadores. A partir daí, espalhou por aí, que hacker é maléfico.

Será...?

A quem podemos chamar de HACKER?

Genericamente por aí, chamam de hacker a qualquer um que é aficionado por computadores.

Popularmente Hacker é o cracker que invade sistemas alheios e os prejudica de alguma forma.

Juridicamente, é hacker mocinho ou bandido, conforme suas intenções e resultados de suas ações, serem qualificadas para o mal ou para o bem, pelo julgamento e justiça dos homens. Hacker mocinho poderá ser reconhecido como simplesmente hacker. Hacker bandido poderá ser enquadrado como cracker.

Tecnicamente, é hacker qualquer agente que tem pelo menos um razoável domínio sobre lógica e linguagens de Programação, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.

Os programadores aficionados do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que nos anos 60, se auto denominaram hackers, como vimos anteriormente, tinham pelo menos um razoável domínio sobre lógica e linguagens de Programação e Sistemas Operacionais alem de estarem implementando na época as primeiras Redes de Computadores.

Portanto, Hacker é aquele técnico bem feitor aficionado por computadores em rede. A um Hacker altamente capacitado tecnicamente, chamamos de withe hat.

E você, pode se considerar um HACKER?

Quantas “subespécies” de hackers existem e em qual delas você se encaixa?

Estes são alguns dos assuntos que abordarei no próximo post que será intitulado:

Quem pode ser tachado de Cracker??”


Até a próxima pessoal e,

“Que a força esteja com vocês”.

2 comentários:

Tania Figueira disse...

Javier, bacana esse tipo de informação que voce está nos disponibilizando! é isso aí, siga em frente e deixe seus alunos antenados ao mundo!
Só sinto falta de uma coisa no blog de Vera: fotos...muitas fotos!
Abraço a todos!

Unknown disse...

Oi
então estOu passando aqui pra deixar meu comentáriO!!
Bom...esse site que você fez Javier está muito legal...pois através dele muitos leitores podem descobrir coisa novas!!!tanto como do mundo virtual,como da nossa cidade!!
É Isso ai Javier!!!
abraçOoooss!! \o/

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons